Trabalho Colorido ou Preto e Branco?

Existem muitas opiniões a respeito de que o uso da cor é, de certa maneira, melhor que o branco e preto.
A partir deste ponto de vista, o uso de uma cor é bom, de duas cores é melhor e de três ou mais, melhor ainda. Para dizer a verdade é difícil melhorar o clássico preto e branco.
Em se tratando de comunicação visual, não tem nada melhor que tinta preta sobre papel branco.
O preto, se você se recorda, é o resultado de uma mescla de todas as cores do espectro, o branco por outro lado, é a ausência de cores. Portanto a tinta preta sobre o papel branco oferece o maior contraste e o maior grau de legibilidade. Mas se você esta convencido de que a cor vai comunicar melhor sua mensagem, se a cor é usada para tirar uma idéia do papel e colocá-la na mente dos leitores, então seu uso esta justificado no sentido funcional.

Entre os usos funcionais da cor podemos citar:


- a cor pode ajudar a clarear as relações complexas ao mostrar como um dos elementos da diagramação se combina com outro.
- a cor pode ser usada para estabelecer uma disposição psíquica, por exemplo: o azul escuro sugere uma ação romântica ou o sépia uma sensação histórica.
- as manchas de cor servem como articuladores porque tomam pequenos trechos da diagramação para enfatizar a importância que tem na mensagem.
Se você está decidido que a cor se adequa ao trabalho que está fazendo, uma das primeiras decisões será sobre as cores a usar, para tal se faz necessário alguns conhecimentos básicos da natureza da cor.

As cores primárias

Vermelho Amarelo Azul


Quando se combina duas cores primárias em quantidades iguais, se obterá uma cor secundária, exemplo: violeta ( azul e vermelho ), verde ( azul e amarelo ), laranja ( vermelho e amarelo ). Estas cores primárias e secundárias constituem as "cores comuns", as demais cores estão a nossa disposição com a mescla de cores comuns em diferentes proporções. O tom, o valor e a intensidade são as três características das cores.

 

Características que tem todas as cores:

  • O tom refere-se ao nome da cor: vermelho, verde, azul, etc.
  • O valor refere-se a clareza ou a obscuridade que tem o tom: acrescentando-se o branco a cor fica mais clara resultando numa tinta mais leve; se acrescentarmos o preto, o tom se escurece e se obtém uma cor mais sombreada ou escura.
  • Intensidade é o brilho da cor, quando as cores se apagam perdem a intensidade

 

Curiosidades: efeitos psicológicos que as cores podem produzir

A maioria das cores podem ser incluídas na categoria de quentes ou frias. As cores quentes: vermelhos e amarelos, tendem a alegrar e estimular a vista. As cores frias: azuis e verdes, tem efeitos calmantes e sedantes.

 

Simbologia das cores
Temos a tendência em associar cores específicas com diferentes conceitos.
O vermelho é a cor do fogo e do calor, também pode significar: "pare" ou ser o símbolo da paixão.
O verde é uma cor calma que evoca um bosque fresco, ela é associada simbolicamente com enfermidade e a inveja, pode produzir desconformidade.
O alaranjado representa o conhecimento e civilização.
O branco representa pureza e a verdade.

A atenção deverá ser maior se o seu trabalho for enviado para outros países, pois a conotação simbólica da cor poderá ser totalmente diferente da nossa.
O importante é que você se mantenha ao par quando toma a decisão. Estabeleça sua solução de cores na natureza da mensagem que quiser transmitir e o tipo de público que vai ser dirigida.
"Evite usar as cores ou a combinação que você prefira pessoalmente, escolha a troca de cores que vão ser do gosto de seu público ou que sejam fáceis de recordar".