Trabalho Colorido ou Preto e Branco?
Existem muitas opiniões a respeito de que o uso da cor é, de certa maneira, melhor que o branco e preto.
A partir deste ponto de vista, o uso de uma cor é bom, de duas cores é melhor e de três ou mais, melhor ainda. Para dizer a verdade é difícil melhorar o clássico preto e branco.
Em se tratando de comunicação visual, não tem nada melhor que tinta preta sobre papel branco.
O preto, se você se recorda, é o resultado de uma mescla de todas as cores do espectro, o branco por outro lado, é a ausência de cores. Portanto a tinta preta sobre o papel branco oferece o maior contraste e o maior grau de legibilidade. Mas se você esta convencido de que a cor vai comunicar melhor sua mensagem, se a cor é usada para tirar uma idéia do papel e colocá-la na mente dos leitores, então seu uso esta justificado no sentido funcional.
Entre os usos funcionais da cor podemos citar:
- a cor pode ajudar a clarear as relações complexas ao mostrar como um dos elementos da diagramação se combina com outro.
- a cor pode ser usada para estabelecer uma disposição psíquica, por exemplo: o azul escuro sugere uma ação romântica ou o sépia uma sensação histórica.
- as manchas de cor servem como articuladores porque tomam pequenos trechos da diagramação para enfatizar a importância que tem na mensagem.
Se você está decidido que a cor se adequa ao trabalho que está fazendo, uma das primeiras decisões será sobre as cores a usar, para tal se faz necessário alguns conhecimentos básicos da natureza da cor.
As cores primárias
Vermelho | Amarelo | Azul |
Quando se combina duas cores primárias em quantidades iguais, se obterá uma cor secundária, exemplo: violeta ( azul e vermelho ), verde ( azul e amarelo ), laranja ( vermelho e amarelo ). Estas cores primárias e secundárias constituem as "cores comuns", as demais cores estão a nossa disposição com a mescla de cores comuns em diferentes proporções. O tom, o valor e a intensidade são as três características das cores.
Características que tem todas as cores:
- O tom refere-se ao nome da cor: vermelho, verde, azul, etc.
- O valor refere-se a clareza ou a obscuridade que tem o tom: acrescentando-se o branco a cor fica mais clara resultando numa tinta mais leve; se acrescentarmos o preto, o tom se escurece e se obtém uma cor mais sombreada ou escura.
- Intensidade é o brilho da cor, quando as cores se apagam perdem a intensidade
Curiosidades: efeitos psicológicos que as cores podem produzir
A maioria das cores podem ser incluídas na categoria de quentes ou frias. As cores quentes: vermelhos e amarelos, tendem a alegrar e estimular a vista. As cores frias: azuis e verdes, tem efeitos calmantes e sedantes.
Simbologia das cores
Temos a tendência em associar cores específicas com diferentes conceitos.
O vermelho é a cor do fogo e do calor, também pode significar: "pare" ou ser o símbolo da paixão.
O verde é uma cor calma que evoca um bosque fresco, ela é associada simbolicamente com enfermidade e a inveja, pode produzir desconformidade.
O alaranjado representa o conhecimento e civilização.
O branco representa pureza e a verdade.
A atenção deverá ser maior se o seu trabalho for enviado para outros países, pois a conotação simbólica da cor poderá ser totalmente diferente da nossa.
O importante é que você se mantenha ao par quando toma a decisão. Estabeleça sua solução de cores na natureza da mensagem que quiser transmitir e o tipo de público que vai ser dirigida.
"Evite usar as cores ou a combinação que você prefira pessoalmente, escolha a troca de cores que vão ser do gosto de seu público ou que sejam fáceis de recordar".